segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Webtelevisão em Portugal: Que Futuro?


Nuno Fernandes define webtelevisão como” um projecto de comunicação que consegue unir várias perspectivas: televisão, rádio e imprensa”.


Em conferência na Universidade do Minho aos alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação, explicou o panorama actual da televisão pela internet. O investigador apontou algumas soluções para o futuro da WebTv em Portugal.A aposta em associações regionais para partilha de conteúdos pode ser crucial para a sobrevivência da webtelevisão.

Para o investigador da UBI a Webtelevisão tem ainda um longo caminho a percorrer. Definiu alguns problemas que a televisão na internet enfrenta no nosso país, tais como a falta de apoios financeiros, a débil formação e um número reduzido de elementos que integram as equipas. Na opinião de Nuno Fernandes, o fortalecimento das webtelevisões passa pela captação de receitas.


Apesar das dificuldades financeiras, existem 150 projectos no espaço cibernético. O primeiro projecto conhecido foi a Famalicão TV , em 2005.A Ansião TV é mais recente Webtelevisão, nasceu no passado dia 26 de Outubro e transmitiu em directo a tomada de posse do Executivo Camarário e da Assembleia Municipal de Ansião.

Na sua tese de mestrado, o investigador decompôs as Webtelevisões em locais, regionais, temáticas e nacionais, concluindo que a maioria é promovida pelos próprios municípios, pois é uma forma de dar visibilidade às suas localidades.
Nuno Fernandes é licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI), com especialização em Jornalismo Audiovisual. Voltou depois à UBI para concluir o Mestrado em Jornalismo: Imprensa, Rádio e Televisão, com a dissertação “As webtelevisões em Portugal – um retrato“.A nível profissional participou em diversos projectos desde 2001 em Televisão, Rádio e Imprensa.





Para mais informações sobre a webtelevisão em Portugal :http://webtelevisao.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário