terça-feira, 22 de dezembro de 2009

1,4 milhoes de portugueses nas redes sociais



Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn, Youtube.com Beautiful people são nomes que entraram na vida quotidiana de milhões de utilizadores em todo o mundo. É um fenómeno que não conhece idades ou extractos sociais e que, para muitos dos utilizadores, ocupa uma parte significativa do seu dia.
Uma rede social é uma estrutura social composta por indivíduos/organizações que se encontram ligados entre si através de um ou mais tipos de interdependências, como valores, visões, ideias, trocas financeiras, amizade, negócios. De acordo com o último estudo Bareme Internet que a Marktest realizou, mais de 1,4 milhões de pessoas, considerando os continentais e a população dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Mais de 14% da população portuguesa usa as redes sociais.
O relatório anual de 2009 conclui também que 16,4% do total são jovens com 15 anos ou mais. O estudo refere que a idade é a variável mais fixa, já que se trata da variável que transfere as maiores diferenças de comportamento entre indivíduos. Os valores oscilam entre os 58,4% dos jovens entre os 15 e os 17 anos, e a ausência deste hábito nos mais velhos.
Em 2009, o Hi5 foi a rede social que mais portugueses estiveram ligados (15,9%). O Facebook é o segundo nas preferências, mas com uma larga diferença (2,6%), seguido do MySpace, com apenas 1,4%.